Reeducação alimentar: como fazer?

Emagrecentro Penha

Mais posts

A reeducação alimentar é, sem sombra de dúvidas, uma fase muito importante na hora de emagrecer com o Método 4 fases.

Emagrecer com saúde é uma das prioridades deste método e por isso, comer alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e carnes magras e diminuir o consumo de alimentos industrializados, refrigerantes, frituras e alimentos ricos em açúcar, é fundamental. Isso chama-se reeducação alimentar.

Na reeducação alimentar, podemos reeducar nosso paladar, assim, com o tempo, aqueles alimentos que davam água na boca, como bolos, doces, carnes gordurosas e industrializados, vão dando lugar a comidas saudáveis e igualmente saborosas.

reeducação alimentar

Separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher o alimento correto, mas não só isso, é preciso inserir alguns hábitos saudáveis no seu dia a dia. Vamos lá?

Água é fonte de vida! E na reeducação alimentar essa é a primeira coisa que precisamos inserir.

Beber dois litros de água por dia é muito importante porque a água não tem calorias e limpa as toxinas do corpo, facilitando a desintoxicação.

Caso você não tenha o hábito de beber tanta água assim, experimente colocar um pedacinho de gengibre ou espremer meio limão numa garrafa de água gelada e ir bebendo vários goles durante o dia.

Outra boa dica é ingerir mais chás, sucos de limão (nunca industrializados), sempre sem açúcar. Pode parecer estranho, mas com o tempo o nosso paladar acostuma.

Comer a cada 3 horas é o ideal para que o nível de glicose no sangue seja mais estável e você consiga sentir menos fome e se concentra melhor nos estudos e no trabalho.

Para conseguir comer a cada 3 horas deve-se consumir uma menor quantidade de alimentos em cada refeição, que deve ser composta por:

  • café da manhã
  • lanche do meio da manhã
  • almoço
  • lanche da tarde
  • jantar
  • e ceia.

Se você acha que não consegue fazer os lanches, experimente comer menos no café da manhã e no almoço, e se tem dificuldade em tomar o café da manhã, experimente comer menos no jantar e na ceia.

Reeducar o paladar, como dito anteriormente, pode parecer um pouco difícil no começo, mas com o tempo, seu organismo se acostuma com os novos sabores e fica mais fácil inserir alimentos de qualidade no dia a dia.

Se você tiver disponibilidade de tempo para cozinhar e criatividade, os alimentos saudáveis podem virar deliciosos pratos, inclusive para os finais de semana. A verdade é que a família toda acaba entrando na “brincadeira” e isso é muito bom!

Lembre-se: As saladas, sopas e legumes cozidos vão passar a ter mais sabor quando você deixar de comer alimentos industrializados, isso porque esses alimentos estão cheios de aromatizantes e intensificadores de sabor.

Experimente novas receitas e opte sempre pelos integrais, porque diminuem a fome além de regular o intestino, e deixe de comer em fast food e as frituras. Coma pelo menos 2 frutas por dia, elas são ótimas como sobremesa.

Na hora da fome, nossa tendência é comer rápido e isso faz com que seu cérebro não capte a mensagem que seu estômago envia dizendo que está alimentado e satisfeito.

Por isso, na reeducação alimentar, uma das prioridades é comer bem devagar, saboreando cada alimento, mastigando corretamente e ingerindo a quantidade suficiente para matar a fome e não comer exageradamente.

Dessa maneira, ao final da refeição, você se sentirá satisfeito(a) e muito provavelmente, seguirá à risca os horários da alimentação.

O que os olhos não veem, o estômago não sente! Essa frase é só uma brincadeira, mas se você pensar bem, quando temos alimentos não saudáveis em casa, a probabilidade de sentirmos vontade de comê-los é muito maior do que se não existissem no armário, concorda?

Então, que tal na hora das compras, você já preparar uma listinha com tudo o que é saudável?

Outra dica importante: Nunca, em hipótese alguma, vá ao supermercado com fome. Existe um estudo que diz que quando vamos às compras com a barriga vazia, a tendência é comprar tudo o que vemos pela frente, principalmente alimentos que engordam.

Por isso, é importante a lista de compras com alimentos saudáveis e segui-la à risca é imprescindível!

Alguns itens para colocar na lista de compras:

  • Frutas;
  • Verduras;
  • Legumes;
  • Castanhas;
  • Sementes;
  • Cereais integrais — arroz, quinoa, aveia, etc;
  • Açúcar mascavo — em um uso moderado, é mais saudável do que o refinado;
  • Peixes, carnes magras e frango;
  • Ovos.

Seguindo nossas dicas, você vai comer bem e emagrecer com muita saúde. E se você quer emagrecer com saúde, conheça o Método 4 fases aqui da Emagrecentro Penha. Você vai se surpreender, porque emagrecer com esse método é muito saudável e isso faz toda a diferença!

Entre em contato conosco e faça uma avaliação.

Siga nosso Instagram: @emagrecentropenhasp

Rolar para cima